header-image

Moviearts 2020

Festival de Inclusão, Diversidade e Artes
Carregando…

O Festival

Uma experiência única e mágica unindo cultura, tecnologia e impacto social.

O Moviearts é o maior festival de inclusão, diversidade e artes no Brasil, responsável por oferecer o dia mais feliz do ano para milhares de crianças, jovens e adultos, em vulnerabilidade social e com algum tipo de deficiência, com diversas atrações culturais e artísticas, oferecidas gratuitamente.

O propósito do evento é proporcionar momentos inesquecíveis para pessoas carentes e especiais, experiências transformadoras para voluntários, parceiros e público geral, além de engajar pessoas em causas sociais através do voluntariado.

Com 7 edições feitas, em Taubaté e São Paulo, o evento já beneficiou diretamente mais de 6.500 pessoas de 28 Instituições, mudou a vida de mais de 380 voluntários, artistas e marcas, além de impactar um público físico de mais de 300.000 pessoas.

O projeto atua em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como promover a redução das desigualdades, o bem-estar de pessoas e parcerias para o desenvolvimento de ONGs.

Veja mais no vídeo da edição 2019 🎬🎸😍

Para muitos de nós, é comum irmos à um shopping, cinema, shows musicais e outras formas de arte e cultura. Mas para muitas pessoas, é algo raro ou inédito.

Por isso, promovemos um dia especial na vida de milhares de pessoas, com diversas ações integradas de cultura, arte e tecnologia, oferecidas gratuitamente, como sessões de cinema; exposições visuais; interações de palhaços, mágicos, cosplayers e personagens infantis; pinturas, maquiagens e tattoos removíveis; balada inclusiva de um DJ com síndrome de down; shows musicais de grandes artistas; painéis de fotos; painéis com interações digitais, palestras com temas positivos, entre outros.

Para o público das entidades, é primeira vez na vida ou a única oportunidade do ano de participarem de um evento cultural e artístico de grande porte, e elas ficam ansiosas o ano inteiro por este momento. O sentimento delas é de muita felicidade, como se fossem ir para a Disney ou Rock in Rio, para muitos de nós.

Já para voluntários, artistas, marcas e público geral, é a oportunidade de participarem de um evento onde podem na prática fazer o bem, de diferentes maneiras, compartilhando esperança, amor e alegria com milhares de pessoas. Além disso, é um momento onde passam a conhecer várias causas sociais, e começam a se engajar com elas, tonando-se voluntárias das iniciativas.

A experiência do evento também gera transformações profundas nos participantes, que se tornam pessoas melhores após o festival. Entre várias histórias, a voluntária Emily Ferreira decidiu fazer Faculdade de Enfermagem para cuidar de pessoas, após participar do Moviearts. Já a voluntária Giovanna Souza, virou uma palhaça para levar alegria o ano inteiro para crianças carentes.

Veja mais no vídeo da edição 2019 🎬🎸😍

Em 2010, a Solar Social iniciou suas atividades com o propósito de realizar ações sociais unindo música e artes com inclusão e solidariedade, e em pouco tempo, tornou-se um projeto de referência.

Em 2013, nós ajudamos uma empresa de Taubaté, a Onvale, a realizar o sonho de levar no cinema pela primeira vez, crianças carentes e com deficiência, e beneficiamos 120 pessoas de 2 instituições.

Em 2014, uma rede nacional de cinemas, a Moviecom, após ver de perto nosso evento, fechou uma parceria conosco, para ampliarmos um projeto sociocultural da empresa, o Dia das Crianças Moviecom, que há 15 anos, revertia a mesma quantidade dos ingressos vendidos no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, para entidades sociais nas regiões atendida pela rede.

No mesmo ano, coordenamos a ida de mais de 1.000 crianças carentes e especiais de 10 instituições, na unidade de Taubaté/SP. Para a maioria das pessoas, era a primeira oportunidade de irem a um cinema e shopping, e por isso, trabalhamos muito para oferecer uma experiência única e mágica, onde além do filme, elas teriam contato com uma série de atrações culturais e artísticas.

O evento foi um grande sucesso e começou a crescer a cada edição, aumentando as experiências e público atendido. Os diretores das Instituições nos relatavam que o ano inteiro as crianças perguntavam se teria o evento do cinema, pois para elas, tinha sido o dia mais feliz do ano.

Centenas de voluntários, artistas e marcas começaram a participar da ação, se tornando um dos maiores projetos socioculturais do Vale do Paraíba, até que em 2018, o evento tornou-se um grande festival de inclusão, diversidade e artes, com o nome Moviearts, e edições em São Paulo além de Taubaté. O objetivo da mudança foi criar um projeto próprio e mais amplo, para impactar ainda mais pessoas através da arte, cultura e tecnologia, tendo a Moviecom e outras empresas como parceiras.

E em 2019, o festival teve uma importante conquista e foi aprovado na Lei de Incentivo a Cultura para uma grande ampliação a partir de 2020, com o propósito de aperfeiçoar o evento em estrutura, experiências e abrangência, para poder beneficiar, inspirar e impactar um público bem mais amplo, levando cultura e arte para milhares de pessoas que não tem acesso.

Edições anteriores: 2019, 2018, 2017, 2016, 2015, 2014, 2013

Veja mais no vídeo da edição 2019 🎬🎸😍

Entidades

Sônia de Angelis – Diretora da APAE Taubaté
As crianças perguntam desde o primeiro dia de aula, qual é o dia do cinema. Para elas, é o maior evento, o melhor, o mais gostoso e o mais feliz do ano.

Hedipo Braga – Diretor do Madre Cecília
Nossos alunos esperam o ano inteiro pelo evento. Eles contam dias, horas, minutos e segundos para esta ação realizada com tanta excelência.

Sheila Souza – Assistente Social da Creche Cecap 1
Os alunos chegaram do evento irradiantes. Muitos ali nunca tinham entrado em um cinema e nunca passeado em um shopping.

 

Voluntários

Emily Ferreira via Instagram
Os melhores dias da minha vida! Como sempre, alegria de estar aqui, conforto no coração de estar fazendo o que mais gosto! Obrigada a todos, mas principalmente a @solarsocial, que me deu a HONRA de estar aqui por quatro anos cumprindo minha missão de vida. Eu amo essa ação, eu amo ter tudo isso todo ano, que venha 2020!

Giovanna SouzaVia Instagram
Seis anos atrás, quando resolvi ser voluntária deste evento MARAVILHOSO, eu não sabia até onde iria, mas sabia que queria mais..Cada dia mais. Queria mais voluntariado, queria todos os anos logo, para que a “Ação da Solar” chegasse logo. Ainda não existia o nome Moviearts, mas estava tudo encaminhando. Cada ano melhor, cada ano mais entidades, cada ano uma novidade diferente. Gostosos era escutar um “tia, você é linda”, bem aleatório, que surgia do fundo do coração da criança inocente, que te olhava encantada com cada movimento, com cada acontecimento.

Renata Bonato via Instagram
Semana passada eu participei desse evento maravilhoso que uniu duas das bandeiras que eu mais levanto: a inclusão e democratização da cultura.“MOVIEARTS” é um projeto da @solarsocial que tive o prazer de conhecer e participar esse ano ❤️📸 leva cinema, Música e interações culturais a pessoas que geralmente não tem a oportunidade de participar de tais atividades❤️ não só levou tudo isso a elas, mas me trouxe aprendizado, consciência e muito carinho! Vi crianças com deficiência auditiva cantando Charlie Brown Jr em libras, vi olhos cheios de emoção e vidrados na tela de cinema pela primeira vez, ouvi risadas, ganhei abraços gostosos e o principal, enchi o coração de esperança. Parabéns a todos que participaram e @solarsocial por idealizar e continuar trazendo esse misto de sentimento para essas pessoas especiais 😭❤️🙏🏼

Isabela Bevilaqua – via Instagram
Esses foram alguns dos registros do Moviearts 2019, um dos projetos da @solarsocial sobre inclusão social que eu tive a honra de conhecer e participar esse ano! Fiquei impressionada do início ao fim com o carinho e a alegria das crianças, com o amor dos voluntários para que tudo fosse perfeito! E é realmente muito gratificante ver aqueles sorrisos e olhares cheios de amor, receber aqueles abraços e beijos apertados e ver como coisas, muitas vezes consideradas pequenas no nosso dia a dia, mudam a vida de outras pessoas! Gratidão a todos que conheci e por tudo que aprendi nesses 3 dias ❤️✨

 

Empresas

Reserva – Alan Abreu (Analista de Sustentabilidade)
Na Reserva, nós cuidamos, emocionamos e surpreendemos as pessoas todos os dias. A parceria com a Solar Social não só reforça o nosso propósito, como também ajuda a demolir barreiras sociais, culturais e econômicas para diversas crianças e jovens, através do Moviearts. Fazer o bem é uma máxima inegociável pra gente e, com parcerias como esta, construiremos resultados cada vez mais potentes, plurais e inclusivos.

Mercado Bitcoin – Marcos Alves (CEO)
Nós do Mercado Bitcoin, que temos como propósito democratizar o acesso a investimentos atrativos, ficamos muito felizes de contribuir com o Moviearts que democratiza o acesso a um dia de alegria e mágica para esse público tão especial!

Silvana Scarpa – Marcos Alves (CEO)
Sobre o Solar Social, temos orgulho de fazer parte deste sucesso! O Leandro Pato sempre foi uma pessoa com sensibilidade e visão. Ficamos muito felizes ao ver o belo trabalho social que ele tem realizado!

Veja mais depoimentos na Home e no álbum Experiências do Instagram.

O Moviearts proporciona experiências únicas e marcantes para milhares de pessoas.

O evento tem uma forte mídia espontânea, com milhares de pessoas comentando sobre o festival, além da publicação de matérias em diversos veículos de comunicação, inclusive canais de grande audiência como TV Globo, TV Band, entre outros.

Veja abaixo algumas matérias:

2019

2018

2016

2015

2013

Edição 2020

Em 2020, o Moviearts será feito via Lei de Incentivo a Cultura, oferecendo abatimento de 100% do imposto de renda para patrocinadores. Nosso projeto foi aprovado no artigo 18, Pronac Nº 190235, com o valor de R$681.308,32.

Ampliaremos o festival em abrangência, estrutura e experiências, com eventos de artes visuais, exposições, cinema, música e Inclusão Social, em cidades como Taubaté e São Paulo, no segundo semestre de 2020. Cada evento proporcionará de forma única e mágica, momentos, vivências e experiências por meio de ações educativo-culturais, oferecidas gratuitamente.

Esperamos promover a inclusão e diversidade, em especial de pessoas com algum tipo de deficiência, através de um grande festival cultural e artístico, que trará cultura e arte para um público grande que não tem acesso, impactando milhares de pessoas no estado de São Paulo. Através dos eventos, também iremos engajar pessoas a causas sociais através do voluntariado.

Iniciamos o ano com cerca de 60% do valor captado, com 4 multinacionais, inclusive empresas globais líderes de mercado, o que demonstra a seriedade e credibilidade do nosso trabalho, e já iniciamos a fase de planejamento, para podermos entregar à sociedade, um festival inovador e com grande impacto social.

Em breve colocaremos nesta página, informações como datas, locais e programação. E ao final do projeto, a prestação de contas com a utilização dos recursos. Se você deseja participar com sua Instituição, como voluntário, artista, profissional, patrocinador entre outros, acesse os links abaixo.

Participe e faça o bem 💖🌎

 

Patrocínio

Realização